terça-feira, 14 de março de 2017

Festas e Comeres do Povo Português - Vol. I e II



Existem livros que merecem isto... imagens exageradamente grandes. Estes dois são, seguramente, dos mais bonitos (e comoventes) livros de culinária portuguesa. Chamam-se: Festas e Comeres do Povo Português - Vol. I e II. Juntam Maria de Lourdes Modesto e Afonso Praça nos textos e Nuno Calvet na fotografia.
São duas obras de arte. No cuidado da edição, nas espantosas fotografias, nos textos introdutórios e explicativos - sim, são também livros de estudo - na selecção das receitas e na forma como foram organizados.
O Festas e Comeres do Povo Português - Volume I - debruça-se sobre: Dos Santos ao Natal passando pelo S. Martinho; Natal, a grande tradição; A matança do porco com sua licença; No Entrudo come-se tudo.
O Festas e Comeres do Povo Português - Volume II - debruça-se sobre: Páscoa, Folares e Ovos; A Alegria dos Santos Populares; Em louvor do Divino Espírito Santo; O País das Romarias; Outras Festas, Outros Sabores.
E é desta forma tão peculiar que somos levados a passear pelo Portugal de lés-a-lés, em todas as épocas do ano, com os saberes e sabores seculares.
De tempos a tempos irei, como tenho feito, colocando uma ou outra receita/história destes livros mas, se tiverem oportunidade, adquiram-nos... Junto da vossa História de Portugal são, sem dúvida, indispensáveis.
Os dois volumes são da Editorial Verbo e conheceram a primeira edição em Março e Agosto, respectivamente, de 1999

Aqui ficam algumas das muitas imagens que compõem os livros:









Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: